Home / Diário de Intercâmbio / Primeiros passos para fazer um intercâmbio

Primeiros passos para fazer um intercâmbio

Olá pessoas!

Hoje vamos falar de um assunto que já abordei aqui antes, falamos falar de intercâmbio. Vou fazer uma série de artigos que irão te ajudar a se programar e entender o processo de planejamento de um intercâmbio.

Se você gostar não esqueça de curtir nossa página no Facebook e se inscrever para receber as dicas por e-mail grátis!

Vou falar hoje de alguns tópico que irei abordar mais profundamente no futuro.

Você realmente quer fazer um intercâmbio?

Fazer um intercâmbio não é uma coisa tão fácil, mas também não é aquele bicho de sete cabeças como as pessoas acham. Isso é uma escolha que você deve tomar e correr atrás do sonho. Você precisa saber qual a sua motivação e qual seu objetivo em fazer um intercâmbio:

É pra melhorar o inglês?
É para aprender inglês?
É para conhecer uma nova cultura?
É para viajar?

Tenha seu objetivo claramente fixado, pois isso é o que lhe dará motivação para continuar quando a “bad” bater.

Por que um intercâmbio?

O intercâmbio pode te ajudar em vários aspectos, um deles e o mais notável é você melhorar seu inglês. Mas você também vai aprender a ser mais responsável pois você estará longe de seus país e terá que se virar sozinho, administrar seu dinheiro saber lidar com diferenças.

Você vai para um país muito diferente do seu, ou seja, você conhecerá uma nova cultura e consequentemente terá que lidar com pessoas diferentes e isso fará com que você tenha um ganho cultural muito grande, aprendendo costumes e tradições do país onde você irá residir.

Onde fazer um um intercâmbio?

A escolha do local é muito importante, pois você precisa levar várias coisas em consideração como por exemplo: moeda, clima, custo de vida, segurança dentre outros que abordarei em um artigo específico.

Particularmente o que eu levei em conta na hora de escolher o meu destino foi a cultura do país e o valor da moeda, pois se você escolher algum país da Europa vai desembolsar um bom dinheiro pois o Euro é bastante forte ante ao Brasil.

É caro fazer um intercâmbio?

Não lide com isso como um gasto, pois infelizmente, não é todo mundo que pode fazer um intercâmbio, por tanto se você tiver a oportunidade de fazê-lo não deixe-a escapar. Um intercâmbio é um investimento em você seja como pessoa, ou para sua carreira profissional.

Dependendo do país que você escolher os valores podem variar bastante, pois você terá custo de escola, estadia, passeios, comida, passagens, passaporte, visto dentre outros que abordarei no futuro.

Sou muito velho?

Muito pensam que um intercâmbio é somente para pessoas novas, mas se engana. Não existe somente High School ou College para jovens. Há também programas de intercâmbio para quem quer fazer até um mês de curso. Não existe idade máxima, toda hora é o momento de aprender.

Então se você pensa que está velho para viajar e fazer um intercâmbio você está totalmente enganado. Se permita e vá em busca de seu sonho.

Por quanto tempo?

Existe programas de intercâmbio de no mínimo 2 semanas, mas ao meu entendimento é pouco tempo para desenvolver ou até mesmo aprender algo novo.

Para a escolha do tempo que você vai passar estudando vai depender muito de seu objetivo e de seu nível de conhecimento da língua, ou seja, você deve ter bastante atenção levar essas coisas em consideração para não jogar seu dinheiro fora.

 

Se você gostou não se esqueça de comentar aqui qual sua motivação para fazer um intercâmbio, e se você já fez um fale pra gente o que achou da experiência.

O que achou? Deixe seu Comentário.

comentário(s)

Leia Também

Pesquise novamente

Aplicativo criado por brasileiros te ajuda a aprender inglês com música

Olá pessoas !! Hoje vou trazer uma dica bem legal que recebi como sugestão. Se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *