Home / Dicas Português / Erros comuns quando se escreve uma redação

Erros comuns quando se escreve uma redação

Olá Pessoas!

Escrever corretamente geralmente é um grande desafio para muitos estudantes. Construir textos e redações pra vestibular que consigam estabelecer uma ligação de forma eficaz entre o leitor, sem mal entendido e erros nem sempre é fácil.

Comumente se ouve que quem ler muito escreve bem também. A pessoas que lêem tem mais horizontes e um vocabulário mais aguçado com bem mais possibilidades. Dominam a escrita e os gêneros textuais e faz com que o individuo que crie uma bagagem que o ajudará em toda vida.

Vamos te falar dos cinco erros que a maioria das pessoas cometem nas redações de vestibular, mas calma que isso com muita dedicação e paciência pode ser solucionado. É muito importante que você preste atenção e aprenda com seus erros, corrigir é muito importante.

1 – Usar gírias

A língua brasileira é bem complexa e tem possibilidades infinitas. As pessoas tem uma grande habilidade na fala, e conseguem facilmente estabelecer a comunicação entre si, até ai não é um problema a partir do memento em que se transcreve essas gírias para seu texto. Ele deve ser escrito transitando entre a linguagem coloquial e a linguagem padrão.

A redação de vestibulares exigem uma linguagem mais padrão, então esqueça as gírias no momentos em que for fazer seu texto.

2 – Exceder e rebuscar muito na escrita

Como muita gente usa gírias em seus texto há também aquele que usa linguagem rebuscada em excesso. Claro que é interessante apresentar seu vocabulário sofisticado quando for escrever, contudo isso não quer dizer que você precise usar arcaísmo palavras que são obsoletas e com desuso. A dica é equilibrar.

3 – Longo período

Escrever um texto coeso é sinônimo de desafio. Saber utilizar a coesão em seu texto necessita de um conhecimento bem interessante, como sequenciação e referência

Evite ambiguidades, nunca coloque seu leitor perdido no texto, e evite grandes períodos, dê preferências as frases pequenas, pontuando corretamente.

4 – Generalizar

Com certeza você já deve ter generalizado algo ou até mesmo usado o senso comum em seus textos, esse é o recorde nas redações pra vestibular. este recurso acaba mostrando que você não conhece o assunto e tem poucos argumentos.

5 – Conjunções incorretas

Não é interessante usar as conjunções de forma aleatória, afinal cada uma delas tem seu significado, é muito importante conhecer o sentido de cada uma delas.

Se o autor quiser reafirma o que foi dito antes, não é interessante usar conjunções adversativas. A dica portanto é usar conjunções conclusivas.

O que achou? Deixe seu Comentário.

comentário(s)

Leia Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *